sexta-feira, 18 de abril de 2014

Ajustando a tensão da linha na máquina de costura

Assunto tenso! Sabe quando vamos costurar e de repente a linha embola toda embaixo? Ou de repente arrebenta? Ou ainda o tecido franze ou quase rasga? Pois é, temos aquela sensação de que a máquina pifou e tal. Mas, na maioria da vezes não é nada isso! É simplesmente o mal ajuste da tensão. Tá, mas o que é isso?

Todas as máquinas de costura tem pelo menos quatro dispositivos de tensão: o guia de linhas, os discos de tensão, o regulador de tensão para a linha superior e o regulador da caixa da bobina. Em conjunto, eles garantem que as linhas da agulha e da bobina fluam simultaneamente e em mesma quantidade, produzindo um ponto simétrico (igual dos dois lados do tecido).

(Fonte: Thread Magazine)

Para regular a tensão superior (a da linha que passa pela agulha) há uma "rodinha" na máquina, geralmente com nºs de 0 a 9. Já para regular a tensão inferior (a da bobina) há um parafuso na caixa da bobina. 

(Seletor de Tensão Superior | Fonte: Singer)

(Parafuso Regulador Da Caixa de Bobina | Fonte: Singer)

Como sempre me confundo para qual lado girar os reguladores, fiz essa tabela com o ajuste adequado para os dois casos mais comuns de má regulagem: 


Vale lembrar que o ajuste mais comum de regulagem superior é com o seletor na posição 4.

Caso os ajustes de tensão não resolvam os problemas com os pontos, retire e repita todo processo de passagem da linha superior. Às vezes, o fio teima em escapulir de alguma molinha e a gente nem percebe. Veja também se não tem nenhum pedacinho de linha solto na máquina.

Também verifique se o tipo e tamanho de agulha estão de acordo com o tecido utilizado. No manual da máquina tem uma tabelinha de indicações.


Para mais informações:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.